13/07/2016 - Quarta-feira
13h-14h – Apresentação de Pôsteres
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
INFÂNCIA E CIDADE: O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO POTENCIAL DE JOGO/BRINCADEIRA Érica Renata Vilela de Morais/IFES Dilza Coco/IFES |
|
ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS E TEMPOS DOCENTES Ana Maria Moreira Pontes Milli/ PUC Minas |
|
SER PROFESSOR NA DITADURA MILITAR (1964-1985): HISTÓRIAS DE VIDA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO DE REPRESSÃO Maria Fernanda Silva Barbosa/UFOP |
|
O PROFESSOR INICIANTE DE LÍNGUA INGLESA Maria Rosario Garcia Nieves/UNISANTOS |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA Desiré Luciane Dominschek/ UNICAMP |
|
SOBRE COMO AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS TÊM SIDO NEGLIGENCIADAS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E NOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS Janice dos Santos Jucá Costa Ferreira/UNIRIO Lucia Pralon/ UNIRIO |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA GERENCIAL NO TRABALHO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO Cinthia Cristiane da Silva Marujo – UFRRJ |
|
O PESO DASAVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ CLAUDIA CLARO CHAVES DE ANDRADE - UNIRIO |
|
CICLOS E REPROVAÇÃO : UMA ALIANÇA ESTÁVEL E DE DIFÍCIL SUPERAÇÃO PARA OS DOCENTES Andressa Farias Vidal - UNIRIO |
|
ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES: EM MAIS DE UMA DÉCADA, O QUE MUDOU? Amanda Gonçalves da Silva-UFF Monique Ayupe Bueno Lordêllo- UFF |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Bruno Tovar Falciano - UNIRIO |
|
ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS EM CONTEXTO ESCOLAR Fernanda Oliveira Brigatto – FCLAR/UNESP |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO Flavya Herzog Adamkosky Botti - Ufes |
|
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: ASPECTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS André Joaquim Gonçalves Xavier - UFF Elionaldo Fernandes Julião - UFF |
|
SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM CONTEXTO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR Milena Bittencourt Pereira Medeiros – UERJ |
|
O PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS RUPTURAS E REFLEXÕES NECESSÁRIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE SEUS ALUNOS Roberta Avoglio Alves Oliveira – FEBF/ UERJ |
|
POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EJA E A INFLUÊNCIA DE PARADIGMAS NA ORDEM DO DIREITO À EDUCAÇÃO Adriana Pereira da Silva_ PUC/SP |
|
LONGEVIDADE ESCOLAR NAS CAMADAS POPULARES: O PAPEL DA ESCOLHA DA ESCOLA Iris Bosco Tetzlaff - USP Débora Cristina Piotto - USP |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
ENSINO DA LEITURA: APONTAMENTOS A PARTIR DE DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS Cleonara Maria Schwartz – PPGE/UFES Lara Oliveira Rosado – PPGE/UFES Rômulo Teixeira Macedo - PPGE/UFES |
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO Lygia N. Almeida Vecina – UNICAMP |
|
Alfabetização com texto: uma prática em construção Katia Ferreira Moreira – SME/RJ |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
PRODUÇÃO CULTURAL A PARTIR DO USO DAS MÍDIAS PORTÁTEIS Lhays Marinho da Conceição Ferreira – UERJ |
|
O CURRÍCULOPULSANTE DOS/NOS ENTRELAÇAMENTOS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS/DOS COTIDIANOS ESCOLARES: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS COM A DIFERENÇA COMO PRÁTICA DE VIDA. Fábio Luiz Alves de Amorim - UFES |
|
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DA SME/DC Alexsandra Lima dos Santos - UERJ |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação |
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: NA BUSCA PELO FORTALECIMENTO DOS LAÇOS HUMANOS Marcio Bernardino Sirino/ UNIRIO |
|
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE Marcela Paquelet Fonseca/ PUC Rio |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
RACISMO E ANTIRRACISMO: DE QUE LADO CAMINHAM AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO Lilian do Carmo de Oliveira Cunha - UFRRJ |
|
UM NEAB NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O I CIRCUITO AFRO-BRASILEIRO DO COLÉGIO Alessandra Pio/ UFRRJ - PPGEDUC/ GEPARREI – NEAB/CPII |
|
REFLEXÕES PÓS-COLONIAIS E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUIDAS NO PARECER QUE REGULAMENTA A LEI 10639/03 Ana Cristina da Costa Gomes PPGEDU/UNIRIO Luciana Ribeiro PPGEDU/UNIRIO |
13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis
14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
GÊNESE DO SINDICALISMO DOCENTE UNIVERSITÁRIO DA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO, E REFLEXÕES SOBRE A CONTRARREFORMA UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL. Alessandra Frota Martinez de Schueler/UFF |
|
A CRIAÇÃO DOS COLÉGIOS UNIVERSITÁRIOS E O CASO DO COLUNI/UFV(1965-1981): AJUSTES PARA A MANUTENÇÃO DO CAOS Joana Darc Germano Hollerbach/UFV |
|
CARTOGRAFIAS DE QUEM PRODUZ CARTOGRAFIAS: NARRATIVAS SOBRE CRIANÇAS, MAPAS E ESCOLAS Daniel Luiz Poio Roberti/UFF Jader Janer Moreira Lopes/UFF |
|
A IMPRENSA COMO FONTE E OS IMPRESSOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO COMO SUPORTES DE DISPOSITIVOS DE ENSINO Geciane Soares Do Nascimento/ UFES |
|
A INSPEÇÃO DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA FLUMINENSE (1850-1889) Vinicius Teixeira Santos/ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS Maria Celi Chaves Vasconcelos/ UERJ - PROPED |
|
40 ANOS DE TRAJETÓRIA DOS CENTROS DE ESTUDOS SUPLETIVOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO POSSÍVEL PARA EJA (1976-2016) Rosa Maria Garcia Monaco Paiva/ UERJ - FFP |
|
OS CASTIGOS ESCOLARES NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE REGRAS E MORALIZAÇÃO DE CONDUTAS Tatyana Marques De Macedo Cardoso/ FFP- Faculdade Formação de Professores CP II-COLÉGIO PEDRO II |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
SINDICALISMO DOCENTE E SEU POTENCIAL FORMATIVO Marluce Souza de Andrade / PUC-Rio |
|
JOVENS E O FAZER TEATRAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AOS SEUS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E AUTONOMIA Dilson Rufino da Silva e Elmir de Almeida/ FFCLRP-USP |
|
O ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIA DE VIDA E ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA: PRINCÍPIOS CONCEITUAIS E DESAFIOS METODOLÓGICOS. Renan Saldanha Godoi / UFF |
|
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO & PRODUÇÕES ACADÊMICAS NACIONAIS: O ESTADO DO CONHECIMENTO Josiane das Graças Carvalho/ UFV Lourdes Helena da Silva/ UFV Sthefani Loti Paiva Lima/ UFV |
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA Simone Ribeiro/ CA João XXIII/UFJF Dileno Dustan / PPGE/UFJF |
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação |
A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EAD E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS Cicinato Azevedo do Carmo/ CISA Stella Cecília Duarte Segenreich/ UFRJ |
|
Título/Autor/Instituição |
|
CIBERATIVISMO EM EDUCAÇÃO NOS DOCUMENTOS DE CURSO DE PEDAGOGIA Sonia Piaya Marinho Munhos/ UNISO Maria Alzira de Almeida Pimenta/ UNISO |
|
PROFESSORES FORMADORES DE UM CURSO DA PEDAGOGIA PARFOR: IMPLICAÇÕES RELACIONADAS À PROFISSIONALIDADE DOCENTE Patricia Lascani Yéred/ UNISANTOS Patrícia Cristina Albieri de Almeida/ UNISANTOS |
|
PRÁTICAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: LEVANTAMENTO DE INICIATIVAS EM CURSO Jéssica Munhoz Araújo Braz/ USP Adriana Bauer/ USP |
|
EMBAIXADORES 3.0 E EDUCOPÉDIA – PLATAFORMAS DE AUTOFORMAÇÃO OU APENAS UM ENSAIO TECNOLÓGICO NA SME-RJ? Leonardo Lima Sampaio/ UNIRIO |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vanessa Santana dos Santos/ UNIFESP |
|
NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A DISTÂNCIA Alexandro Farias de Carvalho/UNISANTOS Irene Jeanete Lemos Gilberto/UNISANTOS |
|
PIBID COMO OBJETO OU CONTEXTO DE PESQUISA? Magali Aparecida Silvestre/ UNIFESP Maria Liduína Facundo Severo/ Escola Estadual Cidade Serodio |
|
PROFESSORES REFERENCIAS: ÊTHOS DOCENTE DE FORMADORES EM QUESTÃO Jules Marcel / PPGE/UFRJ |
|
O PARFOR PRESENCIAL: A EXPERIÊNCIA DA UFRRJ NA VISÃO DOS PROFESSORES CURSISTAS Edvaldo de Souza Pereira/ PCNI/UFRRJ |
|
O PNAIC E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS Adriana Maria da Conceição Lamêda/ UFSJ |
|
INVESTIGANDO PERSPECTIVAS DE AUTORIA NA PRODUÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS POR CRIANÇAS NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Daniel de Oliveira/ FFP/ UERJ |
|
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, MULTICULTURALISMO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTICULANDO IGUALDADE E DIFERENÇA Diego Corrêa Lima de Aguiar Dias/ PUC-Rio |
|
APRENDIZAGEM SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID: UM OLHAR PARA A RELAÇÃO PROFESSOR-SUPERVISOR & LICENCIANDO BOLSISTA Talita da Silva Campelo/ UFRJ Giseli Barreto da Cruz/ UFRJ |
|
PAULO FREIRE E LEV VIGOTSKI: DIÁLOGO EM TORNO DE ALGUNS CONCEITOS Thays Alexandre Salles/ UNIFAL Vanessa Cristina Girotto/ UNIFAL |
|
LINGUAGENS E DISCURSOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS GÊNEROS DO DISCURSO PRESENTES EM UMA AULA DE BIOLOGIA Patricia Silveira da Silva Trazzi/ UFES Elizabeth Detone Faustini Brasil/ UFES |
|
ELEMENTOS DE ESCOLHA, FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM PROFESSORES INICIANTES Rômulo Loureiro Casciano/ PUC-Rio |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
AVALIAÇÃO E CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR (PAAE) EM MINAS GERAIS Alex de Oliveira Fernandes – UFMG Suzana dos Santos Gomes – UFMG |
|
REAÇÕES DOCENTES FRENTE AOS IMPACTOS DA REFORMA GERENCIAL DO ESTADO NA GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR Gabriel Guimarães Melgaço da Silva – GTPS/PPGEduc/UFRRJ José dos Santos Souza – GTPS/PPGEduc/UFRRJ |
|
AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COM ISSO? Saraa César Mól – UNIRIO |
|
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E EXTERNA: A MERCANTILIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM NOVAS REFERÊNCIAS DE SOCIABILIDADE PARA A ESCOLA PÚBLICA? Elaine Constant Pereira de Souza – UFRJ |
|
O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO E DIVISÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Sue Elen Lievore – Nepe/Ufes |
|
CONDIÇÕES DE VIDA E ACESSO AO CONHECIMENTO: PELO DIREITO À EDUCAÇÃO Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares – CRIARTE/UFES |
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS PREFEITURAS DA BAIXADA SANTISTA: POLÍTICAS E PROGRAMAS Patrícia Regiane da Silva Furlaneto – UNISANTOS/CAPES |
|
INDAGAÇÕES SOBRE A COMPRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Jordanna Castelo Branco-UFRJ Lucienne Leão-UFRJ Patrícia Corsino-UFRJ |
|
AS PERCEPÇÕES DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SOBRE O SIMADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: O CASO DAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS DE JUIZ DE FORA (MG) Carla da Conceição de Lima – PUC/RIO Adriana da Silva Lisboa Tomaz – PUC/RIO |
|
Gasto e custo docente na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo: a questão dos temporários João Batista Silva dos Santos - UNIFESP |
|
DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÃO CRÍTICA PARA UMA ESCOLA PÚBLICA QUE SE PROPÕE JUSTA Adriana Watanabe – PUCSP |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
O ESPAÇO FÍSICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Valquiria Pinheiro Silva – UESC Emília Peixoto Vieira - UESC |
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE INFÂNCIA E RAÇA NA DÉCADA 2003-2013 Erika Jennifer Honorio Pereira – UERJ Vera Maria Ramos de Vasconcellos - UERJ |
|
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Nilceia de Andrade Vieira - UFES Valdete Côco - UFES |
|
PORQUE UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO: REFLEXÕES SOBRE ACERVO E SUA ORGANIZAÇÃO NA CRECHE Nazareth Salutto – Puc/Rio |
|
ESPAÇOS, PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS Liana Garcia Castro – PUC/Rio |
|
A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: A PROPOSTA DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (EDI) Marina Castro e Souza - PUC/Rio |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
SUJEITOS DA EJA E PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: CONTEXTOS E EXPERIÊNCIAS Catia Maria Souza de Vasconcelos Vianna – ProPEd/UERJ |
|
TRABALHO, EDUCAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA FEDERAL MAIS EDUCAÇÃO Nívea Silva Vieira – UERJ |
|
ESCOLA E VULNERABILIDADE SOCIAL: APROXIMAÇÕES E TENSÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA Patrícia Pontes Bezerra Teixeira - UNIRIO Áurea Cristina Ramos de Novaes - UNIRIO Valdeney Lima da Costa - UNIRIO |
|
O PROTAGONISMO DA DISCIPLINA TRABALHO-EDUCAÇÃO FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA Ana Paula Santos Guimarães – UFRJ |
|
CURRÍCULO INTEGRADO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NO PROEJA Edna Graça Scopel - Ifes/Ufes Edna Castro de Oliveira - Ufes Maria José de Resende Ferreira - Ifes/Ufes |
|
REFORMA GERENCIAL DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA NO BRASIL: CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA LITERATURA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO Rodrigo Coutinho Andrade - GTPS/PPGEduc/UFRRJ José dos Santos Souza - GTPS/PPGEduc/UFRRJ |
|
A EJA NAS PARÓQUIAS DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IDEÁRIOS E OBJETIVOS DE UMA PROPOSTA DOS ANOS DE 1970 Sonia Maria Vieira da Silva - UNIRIO |
|
A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO DOCENTE Rodrigo Lamosa – UFRRJ Fabrício Fonseca – UFRRJ Carlos Mauricio Lapa-- UFRRJ |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
APROPRIAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Celina Loose – UFES |
|
PRÓ-LETRAMENTO: CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Janaína Silva Costa Antunes – CEI Criarte/Ufes |
|
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODOS DE TRABALHO COM TEXTOS E POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA Larissa Elizabeth de Barros Brito - PUC-Campinas Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha - PUC-Campinas |
|
PROVINHA BRASIL: DISCURSO VERTICAL DE UMA POLÍTICA AVALIATIVA DE ALFABETIZAÇÃO Rosalina Tellis Gonçalves |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
O PAPEL DO MUSEU DA CIDADE E DE AÇÕES EDUCATIVAS DOS PROFESSORES NA CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA Lucinei Pereira da Silva - UEMG Lana Mara de Castro Siman - UEMG |
|
SOBRE TESSITURAS CURRICULARES E IMAGENSNARRATIVAS DOS JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA Danielle Piontkovsky - Ufes |
|
SOBRE OS PROCESSOS DE TESSITURA DOS CURRÍCULOS NO ENSINO MÉDIO: AS MARCAS DAS NEGOCIAÇÕES, DAS EXPERIÊNCIAS E DOS HIBRIDISMOS VIVIDOS NOS COTIDIANOS Adriana Pionttkovsky Barcellos - Ufes |
|
CURRÍCULO, CICLOS E AVALIAÇÃO ESCOLAR - A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DA ESCOLA Andressa Farias Vidal - UNIRIO |
|
AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: DEMANDAS, SABERES E MARCAS DE NEGOCIAÇÕES Adriana Ralejo - UFRJ |
|
SENTIDOS DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO PARA A PESQUISA EM CURRÍCULO DE PEDAGOGIA Maria da Conceição Maggioni Poppe - UFRJ Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - UFRJ |
|
O CONHECIMENTO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE BELO HORIZONTE: TEMA AUSENTE Márden de Pádua Ribeiro - PUCMG Teodoro Adriano Costa Zanardi – PUCMG |
|
A DECOLONIALIDADE CRÍTICA E O CURRÍCULO Teodoro Adriano Costa Zanardi - PUC Minas Cleidiane Lemes de Oliveira - PUC Minas Márden de Pádua Ribeiro - PUC Minas |
|
CURRÍCULO DOS BLOGS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÕES DE PODER ENVOLVIDAS NAS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES CURRICULARES DIVULGADAS Gabriela Silveira Meireles - UFMG |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A CRIANÇA SURDA: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES Keila Cardoso Teixeira – UFES/PPGE |
|
DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: tecendo fios no fluxo da história Isabel Matos Nunes – UFES |
|
ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS PRESENTES NAS DELIBERAÇÕES DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE 2006, 2008 E 2012 Lourdes do Nascimento Duarte - UFSCAR Joyce Fernanda Guilanda de Amorim - UFSCAR |
|
DESENCONTROS ENTRE O COTIDIANO ESCOLAR E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: O TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS E O PROFESSOR BILÍNGUE E SEUS DIFERENTES PAPÉIS Andréa Hees Drumond – UFES |
|
POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES Angela do Nascimento Paranha de Oliveira-UFES |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CONVERSAS EM TORNO DO FEMININO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA GRAFITEIRA KIKA CARVALHO Érika Sabino de Macêdo/ UFES Gerda M. Schutz-Foerste/ UFES |
|
O ENSINO DE LITERATURA: POSSÍVEL HUMANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO NO CONTEXTO IDEOLÓGICO DA ATUAL SOCIEDADE CAPITALISTA Larissa Quachio Costa/ UNESP |
|
MODOS DE ENDEREÇAMENTO E LETRAMENTO DIGITAL NAS FAN FICTIONS Lucio Luiz/ Unesa |
|
OPINIÃO PÚBLICA NA PUBLICIDADE PÓS-MASSIVA: UM ESTUDO DO VIDEOCASE "BADASS" À LUZ DA SEMIÓTICA SINCRÉTICA Emerson Campos Gonçalves/ UFES |
|
O DISCURSO DO ESPAÇO ESCOLAR RETERRITORIALIZADO PELAS EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS DAS CRIANÇAS NAS INTERAÇÕES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS Jhonathas Andrade do Nascimento/ UFES Larissa Fabricio Zanin/ UFES |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A ESCRITURA DO INFANTIL E A EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA Marcelo Serute - PPGE - UFES |
|
PENSAMENTO MOVIMENTO NA ESCOLA: ESPAÇO E TEMPO POR VIR. Ivan Rubens Dário Junior - UNESP - CAMPUS RIO CLARO Luciana Ferreira da Silva e Romualdo Dias - UNESP - CAMPUS RIO CLARO |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Auditório do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
POR UMA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE Bruna Neitzel Sepulcri/ UFES Rosinei Ronconi Vieiras/ UFES |
|
NARRATIVAS E PROCESSOS CULTURAIS DE UMA COMUNIDADE: RELAÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE Fernanda Freitas Rezende/ UFES |
|
O ESTUDO DO ERRO: POR UMA VISÃO QUE O INCORPORE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Valdirene da Silva de Sousa/ PUC-SP Bárbara Lutaif Bianchini/ PUC-SP |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação |
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: DISPUTAS, TENSÕES E POSSIBILIDADES DE UM CAMPO. Maria Vitória Campos Mamede Maia/ PPGE-UFRJ Camila Nagem Marques Vieira/ Colégio Pedro II / UFRJ |
|
O JOGO: ESPAÇO LÚDICO PRIVILEGIADO DE DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS MENTAIS Maria Apparecida C. Mamede Neves/ PUC-RJ Maria Vitoria C.M. Maia/ UFRJ-PPGE |
|
A FORMAÇÃO DAS FUNÇÕES PSIQUICAS E O FENÔMENO SOCIAL ‘TDAH’: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Evelyn de Paula Souza/ FCT/ UNESP Rosiane de Fatima Ponce/ FCT/ UNESP Giuglianna Apparecida Souza de Oliveira/ FCT/ UNESP |
|
MOBILIDADE INTERNACIONAL DISCENTE: UMA ANÁLISE DOS PERFIS, MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFMG Eber Feliciano de Oliveira/ UFMG |
|
DO FRACASSO ESCOLAR SOB UMA ÓTICA BOURDIEUSIANA E OS PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO Marina Meira de Oliveira – PUC-RIO |
|
QUEIXAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Karina Cordeiro de Brito– FCT UNESP Rosiane de Fatima Ponce – FCT UNESP Evelyn de Paula Souza– FCT UNESP |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
O DISPOSITIVO DA BRANCURA E AS REINSCRIÇÕES NOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO EDUCACIONAL Claudia Miranda - UNIRIO |
|
ENTRE AS CARTAS DE MULHERES DO CÁRCERE: NARRATIVAS DO SUJEITO FEMININO E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS PARA O CAMPO EDUCACIONAL Elaine Barbosa – UNIRIO |
|
SEXUALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL NOS PCN Rachel L. Pulcino de Abreu/PUC-Rio |
|
DIÁLOGOS SOBRE HOMOFOBIA COM JOVENS DE ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA COM ENTREVISTAS Raquel Alexandre Pinho dos Santos/ PUC-Rio |
|
TURISMO, MERCADO DE TRABALHO E AÇÃO AFIRMATIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL Ricardo Dias da Costa/ UFRRJ |
|
INTELECTUAIS PERIFÉRICAS: A ESCRITA DE MULHERES NEGRAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS FEMINISTAS E DECOLONIAIS Rejane Costa da Silva/ UNIRIO |
|
IMPACTOS DA LEI FEDERAL DE COTAS: CONSTATAÇÕES PRELIMINARES Marcelo Siqueira de Jesus/ UFVJM |
|
ORIGEM POLÍTICA E LIMITES NA IMPLANTAÇÃO DAS COTAS NA UERJ, UNEB E UNB Marcelo Siqueira de Jesus/ UFVJM |
|
PNBE, INFÂNCIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NEGRA ATRAVÉS/COM (A) LITERATURA INFANTIL Renato Nogueira dos Santos Junior/ UFRRJ |
|
BUROCRATIZAÇÃO E CULTURALISMO: OS OBSTÁCULOS SOCIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NO ESPAÇO ESCOLAR. Sidnei Clemente Peres/ UFF Gessiane Ambrosio Nazario/ UFRJ |