11/07/2016 - Segunda-feira
13h-14h – Apresentação de Pôsteres
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NA TRILOGIA SOBRE O BRASIL DE MANOEL BOMFIM: ENTRE PERSPECTIVAS E CRÍTICAS PARA A AMÉRICA, A HISTÓRIA E A NAÇÃO. Marcela Cockell Mallmann/ (UERJ / Niphei) |
|
A recreação nos Parques Infantis de São Paulo: infância, lazer e urbanismo no início do século XX (1922-1947). Alessandra Ramalho Santos/ PUC/SP |
|
ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBRE COMO TEMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2015): REFLEXÕES PRELIMINARES Neiva Caetano dos Santos/ FFCLRP/USP |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
OCUPAMOS A NOSSA ESCOLA, E AGORA? UM ENSAIO SOBRE A EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Monique Ayupe Bueno Lordêllo/UFF Amanda Gonçalves da Silva/UFF Fernanda Chaves, Isabel Silveira da Silva Leite/UFF Mariana Pereira Domingues/UFF |
|
SOCIABILIDADES SEGREGADAS: MODOS DE VIVER E RESISTIR – MANIFESTAÇÕES DE JOVENS RESIDENTES NO AGLOMERADO DA SERRA SOBRE O DIREITO À CIDADE Vitória Régia Izaú/ FAE-UFMG Rogério Cunha Campos/ FAE-UFMG |
|
A FORMAÇAO DE EDUCADORES DO CAMPO: DOCENTES EM FOCO Sthefani Loti Paiva Lima/UFV Lourdes Helena da Silva/UFV Josiane das Graças Carvalho/UFV |
|
OS LIVROS DE OCORRÊNCIA E AS PROVIDÊNCIAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA. Claudia Regonha Suster/ UNESP Rio Claro Débora Cristina Fonseca/ UNESP Rio Claro |
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A IDENTIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: PROPOSIÇÕES E INTENCIONALIDADES. Raimunda Abou Gebran/UNOESTE |
|
O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE UMA LICENCIADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: COMPREENSÕES A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) Daniely Bárbara Bollis Rabelo/UFES Geide Rosa Coelho/ UFES |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR Jessé Camatari Reis/PMS Maria de Fátima Barbosa Abdalla/UNISANTOS |
|
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: INTERLOCUÇÃO E FORMAÇÃO NA ESCOLA Susana Gakyia Caliatto/UNIVAS Carla Helena Fernandes/UNIVAS Sandra Maria da Silva Sales Oliveira/UNIVAS |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PIBID: UMA PESQUISA COM PROFESSORES/SUPERVISORES DO PROGRAMA EM UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA Jessica Cristina de Carvalho Martins/UFOP |
|
A FORMAÇÃO CONTINUA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES Eliana do Nascimento Libanio Maia/UFOP Regina Magna Bonifácio de Araújo/UFOP |
|
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PROCESSOS FORMATIVOS: A ARTE DE NARRAR NO CURSO DE PEDAGOGIA Isabela Ventreschi Carrenho/ UNICID |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
BREVE TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O SINAES ESTÁ CONSOLIDADO? Roberto Araújo da Silva - UNISANTOS Maria Angélica Rodrigues Martins - UNISANTOS |
|
ANÁLISE DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS PARECERES CNE/CEB Nº 07/2010 E CNE/CP Nº 08/2012 Monique Maiques De Souza Alves Rezende - UFRJ |
|
A GESTÃO MUNICIPAL PERANTE OS DESAFIOS DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): A PERCEPÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE ENSINO Leandro Vioriano da Silva – UNOESTE Maria Eliza Nogueira Oliveira – UNOESTE |
|
O Projeto Alfa Tuning América Latina: a Unicamp entre a adesão e a ruptura Jurany Leite Rueda – UFSCar |
|
ENTURMAÇÕES DIFERENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TURMAS DE PROJETO NO RIO DE JANEIRO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS. Andréa Reis Vieira – SMERJ/ UNIRIO |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL NOS MUNICÍPIOS DE SERRA E VILA VELHA: OS PLANOS MUNICIPAIS EM DESTAQUE Telmy Lopes de Oliveira - PPGE/UFES/CAPES Vania Carvalho de Araújo - PPGE/UFES |
|
CULTURAS DA INFÂNCIA E MUSEUS DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES. Erika Milena de Souza – UFES/IESC/CAPES |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE E OS PROCESSOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES CONTRATADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA Margaret Jann - PPGE/UFES |
|
A DOCÊNCIA NA ÓTICA DAS NOVAS DCNS – APONTAMENTOS SOBRE OS SENTIDOS DO TRABALHO DO EDUCADOR Bruna Oliveira dos Santos - UFF |
|
O ENSINO DE ARTE NA EJA: RESSIGNIFICANDO A POTÊNCIA CRIATIVA Márcia Gomes Ferreira – UERJ |
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES Mayara Carvalho Martins- UFOP Regina Magna Bonifácio de Araújo- UFOP |
|
A EJA NA UNIVERSIDADE: APONTAMENTOS DE MEMÓRIAS SOBRE AS AÇÕES DA UFES NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 Tatiana de Santana Vieira - UFES |
|
PROEJA: ESTRATÉGIA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EJA Aline Dantas – UERJ |
|
O ENSINO DE ARTE NA EJA: RESSIGNIFICANDO A POTÊNCIA CRIATIVA Márcia Gomes Ferreira – UERJ |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE OS PCNs E A BNCC PROPÕEM PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Marcelo de Castro – UFOP |
|
“POSTA NO GRUPO!” AS PERSPECTIVAS DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO WHATSAPP Maisa de Freitas – UFOP |
|
A VOZ DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Regina Aparecida Correa - UFOP |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A GEOGRAFIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Thais Angela Cavalheiro de Azevedo – FFCLRP/USP |
|
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA ELETRÔNICA SCIELO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS Mariângela Machado de Castro – UFSCar Emília Freitas de Lima – UFSCar |
|
A POTÊNCIA, O FLUXO E O EXTRAORDINÁRIO SENTIDO DA PESQUISA COM OS COTIDIANOS ESCOLARES Cristina Lens Bastos de Vargas - UFES |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
O ENSINO DE HISTÓRIA NO IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 1857 A 1889 Daniella Cristina Bosco – USP |
|
O INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LEGITIMAÇÃO POR RITUAIS DE COOPERAÇÃO Fernanda dos Santos Nogueira – UFES/PPGE Joaquim César Cunha dos Santos – UFES/PPGE |
|
EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA O TRABALHO Fábia Carvalho de Oliveira – FEUSP Carla Biancha Angelucci – FEUSP |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
PARTICIPAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS Michele Guedes Bredel de Castro/ UFES Gerda Margit Schutz Foerste/ UFES |
|
IMAGENS DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA DA ÚLTIMA DÉCADA Leonardo Rodrigues/ PPGE - CUML Maria de Fatima da S. Costa Garcia de Mattos/ PPGE - CUML |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: UMA CONVERSA COM BERGSON E LARROSA Renata Morais Lima/ UERJ - FFP |
|
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E FENOMENOLOGIA Luciana Pasqualucci/ PUC-SP/PPGE Currículo |
|
CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL Andressa Gotierra/ PUC - Campinas |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
DIÁLOGO COM OUTRAS EPISTEMOLOGIAS NO PROCESSO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Noeli Borek Granier/ UFRRJ - PPGEDUC |
|
PROJETOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE RIBEIRÃO PRETO - SP Danival Samuel da Silva/ FFCLRP/USP Andrea Coelho Lastória/ FFCLRP/USP |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação |
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
A ESCOLA E AS DESIGUALDADES Karla Aparecida dos Reis Mehanna Khamis/ UNISANTOS/ PM-Santos |
|
DIREITOS FUNDAMENTAIS E ESCOLAS PÚBLICAS EM QUILOMBOS DE ELDORADO-SP Mauro Soares Cordeiro/ FE-USP |
|
ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO Thalita Matias Gonçalves/UFES |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A CIRCULAÇÃO DOS SABERES NOS ESPAÇOS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS Ademir Barros dos Santos / UFSCar - Sorocaba |
|
O PROGRAMA TRANSCIDADANIA E O ACESSO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS Paulo Ribeiro dos Santos Sobrinho – UFSCar Anete Abramowicz - UFSCar |
|
ÁFRICA, AFRO-BRASILEIROS NA BAIXADA FLUMINENSE E EDUCAÇÃO Janine Gabrielle dos Santos – UFRRJ Ahyas Siss – UFRRJ |
13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis
14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)
GT 02 – História da Educação Coordenadores |
|
Regina Helena Silva Simões - UFES Alessandra Schueler - UFF |
Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
A ESCRITA GEOGRÁFICA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA ALAGOANA” DE THOMAZ ESPINDOLA Edgleide De Oliveira Herculano/UERJ - PROPED |
|
ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO: O PERÍODO DE INATIVIDADE DA INSTITUIÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX (1852-1871) Jumara Seraphim Pedruzzi/UFOP |
|
O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: A CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO INEP/CBPE NOS ANOS DE 1950-1960 Fabrícia Lopes/ UNIRIO |
|
Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade brasileira em José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu (1756-1835) Dalvit Greiner De Paula/ UEMG |
|
A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NA NICTHEROY OITOCENTISTA Leonardo Dias da Fonseca/ UERJ/PROPED |
|
OS PROCEDIMENTOS DE EXCLUSÃO NO DISCURSO EDUCATIVO DURANTE O PERÍODO DA REFORMA LIBERAL EM HONDURAS Andres Eduardo Garcia/UERJ |
|
ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CATEGORIA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vanessa Amorim Dantas/UNINOVE |
GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos Coordenadores |
|
Reginaldo Célio Sobrinho - UFES Mailsa Passos - UERJ |
Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE SEGUNDO ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS EM UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS Luís Antonio Groppo/ Unifal-MG |
|
O “RE-VER", "RE-PENSAR" E "RE-DIZER” – UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO SUJEITO COGNOSCENTE Luziâine Andrade Do Carmo - UFSJ |
|
CONTRIBUIÇÕES DA CIDADE EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos/ IFES |
|
VIGIAR E CONTROLAR Reinaldo Pereira da Silva/ FAE/UFMG |
|
MOVIMENTOS GREVISTAS DE 2013 E 2014 NO RIO DE JANEIRO: AGENCIAMENTOS, NARRATIVAS E IMAGENS Joana Ribeiro dos Santos - UERJ |
GT 04/08 – Didática e Formação de Professores |
|
Coordenadores |
|
Silvana Ventorim - UFES Guilherme Val Toledo - Unicamp |
Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
O ESPAÇO-TEMPO DO PLANEJAMENTO POR ÁREA DO CONHECIMENTO E SEU POTENCIAL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Jaqueline Oliozi/UFES Geide Rosa Coelho/UFES |
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma possível tessitura entre a teoria e a prática Monique Gewerc/ PUC-Rio |
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUICÕES, ENTRAVES E RISCOS Carla Patrícia Quintanilha Corrêa UFJF/ISEPAM Maria da Assunção Calderano/ UFJF |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÕES, DISCURSOS E RESSIGNIFICAÇÕES Fernanda de Araújo Frambach UFRJ/FME Ludmila Thomé de Andrade UFRJ |
|
A AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL MINEIRA: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE Adelino Francklin/UEMG Gisela do Carmo Lourencetti/CUML |
|
O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE Elita Betania de Andrade Martins/ UFJF |
|
DIÁLOGOS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELA ARTE SEQUENCIAL Tatiany Vittorazzi Vasconcellos/IFES |
|
TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM MUNICÍPIO PAULISTA Marco Aurélio Alves/PUCC Elvira Cristina Martins Tassoni /PUCC |
|
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA PERSPECTIVA DISCURSIVA Rosangela Padilha Thomaz dos Santos/ UFRJ |
|
CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS NO PEPG EM EHPS – PUC/SP: BALANÇO DE DISSERTAÇÕES E TESES 2000//2014 Paulo Jorge de Oliveira Carvalho/ PUC/SP |
|
O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES Silvia Cinelli Quaranta/ PMPG Maria Amélia do Rosário Santoro Franco/ UNISANTOS |
|
UMA METODOLOGIA POSSÍVEL EM MUSEUS HISTÓRICOS: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Isla Andrade Pereira de Matos/ PUC-Campinas Artur José Renda Vitorino/ PUC-Campinas |
|
ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA Maria Cecília Luiz – UFSCar Ariel Cristina Gatti Vergna – UFSCar/ CNPq |
|
O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU Nilzilene Imaculada Lucindo/UFMG |
|
O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Milena dos Santos Queiróz Candido/UFES Ana Carolina Galvão Marsiglia/UFES |
|
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA GASTRONOMIA: NECESSIDADES E EXPECTATIVAS Maria de Fátima Barbosa Abdalla/UNISANTOS Maria de Fátima Duarte Gonçalves/ UNISANTOS |
GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior) |
|
Coordenadores |
|
Eliza Bartolozzi - UFES Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos |
Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
O CURRÍCULO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO Isabela Bilecki da Cunha / USP |
|
HOMESCHOOLING NO BRASIL: A DISCUSSÃO LEGISLATIVA E JUDICIAL Fabiana Ferreira Pimentel Kloh/Uerj/RJ Maria Celi Chaves Vasconcelos/Uerj/RJ |
|
IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS Maria Socorro G. Torquato/FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
|
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E SUAS LÓGICAS DE AÇÃO Roberta Freire Bastos UFES/PPGE/CAPES |
|
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Karla Aparecida dos Reis Mehanna Khamis- UNISANTOS Maria Angélica Rodrigues Martins - UNISANTOS |
|
ESCOLA VIVA: PERCURSO LEGAL E PERSPECTIVAS INICIAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Kleber Roldi – SEDU/GEPAC Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi – SEDU/NIPEEA Jocilene Gadioli de Oliveira – SEDU/AARHUS |
|
PARA ALÉM DAS QUATRO HORAS E DOS MUROS DA ESCOLA Valdeney Lima da Costa- UNIRIO Alessandra Victor do Nascimento Rosa - PUC/RIO Flávia Russo Silva Paiva – UNIRIO |
|
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (EM) TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS: O QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EVIDENCIAM Camila Carvalho dos Santos - UFMG Kassiane dos Santos Oliveira -UFMG Agência Financiadora: CAPES - OBEDUC |
|
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi - FBEF /UERJ Sonia Regina Mendes dos Santos - FEBF/UERJ |
|
O CUIDADO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DECRETO N. 6.286/2007 Rachel Pinheiro de Oliveira Souza Barbosa – UNESA Helenice Maia Gonçalves – UNESA |
|
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E SUAS LÓGICAS DE AÇÃO Roberta Freire Bastos – UFES/PPGE/CAPES |
GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos |
|
Coordenadores |
|
Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES Isabel de Oliveira e Silva - UFMG |
Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Tainara Pereira Castro – UFES/PPGE Ana Carolina Galvão Marsiglia- UFES/PPGE |
|
BRINCAR SIMBÓLICO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Alessuze Carneiro - CUML Evani Andreatta Amaral Camargo - CUML |
|
CULTURA DE PARES – O QUE ACONTECE ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Lilian Aparecida de Souza Montalvão – FAE/ UFMG Vanessa Ferraz Almeida Neves – FAE/UFMG |
|
CRIANÇAS, PROFESSORES E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Greice Duarte de Brito Silva – UFF Luciana Esmeralda Ostetto – UFF |
|
EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A GARANTIA DO DIREITO E OS SENTIDOS DA CIDADANIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fabiana Nery de Lima Pessanha - UERJ/FFP Mairce da Silva Araújo - UERJ/FFP |
|
DIÁLOGOS COM OS FAMILIARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA FILA DE VAGAS PARA MATRÍCULAS Kallyne Kafuri Alves – Ufes Valdete Côco – Ufes |
|
AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Célia Verônica Marcarini – PMVV-PPGE/UFES Vania Carvalho de Araújo – PPGE/UFES |
GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas Coordenadores |
|
Erineusa Maria da Silva - UFES Aparecida Neri de Souza - Unicamp |
Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
UM ESTUDO SOBRE CENTROS PÚBLICOS EXCLUSIVOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DE SÃO PAULO Maria Clara Di Pierro - FEUSP Angélica Kuhn - FEUSP |
|
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE ADULTOS NO BRASIL (DÉCADAS DE 1920 A 1950) Maria Lúcia de Queiroz Guimarães Hernandes – IFSULDEMINAS/MUZ |
|
O CURRÍCULO INTEGRADO NA PRÁXIS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO ESPÍRITO SANTO Maria Geovana Melim Ferreira - UFES |
|
EDUCAÇÃO E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB ÁTICA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA Cosme Leonardo Almeida Maciel – PPGEdu/UNIRIO |
|
FORMAÇÃO DA JUVENTUDE E O CONCEITO “DESLIZANTE” DO ENSINO MÉDIO David Budeus Franco – PUCSP |
|
A FORMAÇÃO OFERECIDA PARA OS EDUCADORES DA EJA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DAS IFES DE MINAS GERAIS Ana Helena Oliveira Queiroz - UFOP |
|
A ATIVIDADE CIRCENSE COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO SOCIAL Karin Gerlach Dietz – PUC-SP Claudia Leme Ferreira Davis – Fundação Carlos Chagas/PUC-SP |
|
REQUISITOS PARA INSERÇÃO NA DOCÊNCIA DA EPT: ANALISE DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DO SENAI Tatiana Mercês - UFES Marcelo Lima - UFES Zilka Sulamita Teixeira de Aguiar Pacheco - UFES |
GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita Coordenadores |
|
Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO |
Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
ENTRE URDIDURAS E TRAMAS: TECENDO REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES Fernanda de Araújo Frambach – UFRJ/FME Ludmila Thomé de Andrade – UFRJ |
|
QUADRINHOS DO UNIVERSO MACANUDO FORMANDO LEITORES CRÍTICOS Ana Carolina Langoni – IFES Priscila de Souza Chisté – IFES |
|
A ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA PROVINHA BRASIL Ana Paula Rocha Endlich – UFES |
|
AVALIAÇÃO NO PROJETO BLOCO ÚNICO: ENTRE O PRESCRITO E AS PRÁTICAS DOCENTES Fabricia Pereira de Oliveira Dias – UFES |
|
DOCUMENTOS OFICIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA – Ufes/DLCE/CE/Gepalp JOSELMA DE SOUZA MENDES RIZZO – PMV/Fesv/Gepalp |
GT 12 – Currículo Coordenadores |
|
Geide Coelho - UFES Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ |
Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/ Autor/ Instituição |
|
O OUTRO NO DISCURSO GOVERNAMENTAL SOBRE A INCLUSÃO: RETÓRICA DISCURSIVA OU MUDANÇA EFETIVA DOS/NOS CURRÍCULOS DA ESCOLA? Terezinha Maria Schuchter - PPGE/UFES Janete Magalhães Carvalho - PPGE/UFES |
|
CURRÍCULO-RÉGUA E CURRICULO(S)DIFERENÇA: CARTOGRAFIA ENTRE REFRÃOS E DISSONÂNCIAS Priscila dos Santos Moreira - UFES Janete Magalhães Carvalho - UFES |
|
INFÂNCIA NÃO É BRINCADEIRA: TENSÕES NA PRODUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA ESCOLA Rosalva de Cássia Rita Drummond – UERJ/ISERJ |
|
GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA: UM MOVIMENTO POLÍTICO DE QUALIDADE-INDICADORES OU UM NOVO MODELO DE ESCOLA DE PROTAGONISMO JUVENIL? Débora Barreiros - UERJ e UNESA |
|
O CURRÍCULOEXPERIÊNCIAINVENÇÃO COMO VETOR-FORÇA PARA PENSAR A INFÂNCIA E A DOCÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR Suzany Goulart Lourenço - PPGE/UFES |
|
CURRÍCULOS, PESQUISAS E PRODUÇÕES COTIDIANAS Rafael Marques Gonçalves – UERJ/ProPEd Allan de Carvalho Rodrigues – UERJ/PPGEDU |
|
MOVIMENTOS GREVISTAS DE 2013 E 2014 NO RIO DE JANEIRO: AGENCIAMENTOS, NARRATIVAS E IMAGENS Joana Ribeiro dos Santos – UERJ |
|
ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO CURRICULAR Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt – UCP |
|
A SAÚDE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA: O CADERNO DO PROFESSOR Paulo Roberto Pedroso Junior – PPGE/CUML Rosilene Batista de Oliveira – PPGE/CUML |
GT 15 – Educação Especial Coordenadores |
|
Sonia Lopes Victor - UFES
Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp |
Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Douglas Christian Ferrari de Melo – Ufes |
|
A CONSTITUIÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DO SER PROFESSOR SURDO NO ESPAÇO DA INCLUSÃO: NÃO BASTA SER SURDO PARA SER PROFESSOR Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado – UFES Daniel Junqueira Carvalho - UFES |
|
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Guida Mesquita – UFES |
|
POR UMA FORMAÇÃO INCLUSIVA: A SUBJETIVIDADE DOCENTE NA SALA DE AULA Nicoleta Mendes de Mattos – UNEB/FAPESB |
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Christiano Felix Dos Anjos/ UFES Aline De Menezes Bregonci/ UFES |
|
APRENDIZAGEM DO BRAILLE POR ADOLESCENTES E ADULTOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA Fátima Aparecida Gonçalves Mendes – UNICAMP Maria Inês Bacellar Monteiro – UNIMEP |
GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação Coordenadores |
|
Moema Rebouças - UFES Aldo Victorio - UERJ |
Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA PELAS OBRAS DE ARTE DO ACERVO DO IFES: FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Thiago Zanotti Pancieri - Ifes Priscila de Souza Chisté Leite - Ifes |
|
CINEMA E EDUCAÇÃO: IMPRESSÕES DO TEMPO Damianne Aparecida de Sampaio - UFJF |
|
QUEFAZER RESPONSÁVEL EM CULTURA POPULAR: ARTESANATO EM CONTEXTURA EDUCATIVA Franciane Sousa Ladeira Aires - UFSJ |
|
REDE, SEUS NÓS E VAZIOS: UMA (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DA FANPAGE 'DIÁRIO DE CLASSE' Raquel Silva Barros - UNIRIO |
|
JUVENTUDE ANIMADA, QUESTÕES PARA REFLEXÃO Érika Lourenço de Menezes - UNIRIO/PPGedu |
|
ARTE: ALGUNS CONCEITOS E RELAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Jamila Guimarãe – PPGEdu /UNIRIO |
GT 17 –Filosofia da Educação Coordenadores |
|
Robson Loureiro - UFES Samuel Mendonça - PUC - Campinas |
Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
DOCÊNCIA E DECÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL COMO LABORATÓRIO CULTURAL Elvis Rezende Messias/ UNIFAL e João Gabriel Rodrigues e Figueiredo / UNIFAL Universidade Federal de Alfenas |
|
OPRESSÃO, PRECARIEDADE, PEDAGOGIAS: PENSANDO PEDAGOGIAS EM TEMPO DE DIFERENÇAS Silvio Ricardo Munari Machado/ UFSCar |
GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental Coordenadores |
|
Martha Tristão - UFES Maria Inês Petrucci - Unicamp |
Auditório do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS DE DIFERENÇAS: ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO Marileny Aparecida Martins/ UFOP Ana Cristina Ferreira/ UFOP |
|
PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ACERCA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE 2000 A 2015 Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon/ UFES José Carlos Thompson da Silva/ UFES Vânia Maria Pereira dos Santos Wagner/ UFES |
|
Matemática na Educação Infantil: uma Análise da Produção Acadêmica do Sudeste Brasileiro Simone Damm Zogaib/ UFES Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner/ UFES |
|
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CURRÍCULO DO BRASIL E DO CHILE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA José Roberto de Campos Lima/ PUC-SP Barbara Lutaif Bianchini/ PUC-SP |
GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação |
|
Coordenadores |
|
Ivone Martins de Oliveira - UFES Ana Laura Godinho Lima - USP |
Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
DA RELAÇÃO COM OS SABERES SOCIOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ana Francisca Marques Nunes Rosa - UFRJ |
|
UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR Luís Paulo Cruz Borges/ UERJ |
|
TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DE ESTUDANTES EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO Charles Abrantes Coura/ PUC-SP |
|
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CAMADAS POPULARES PARA CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO Lucinea de Souza Pereira/ UFOP Rosa Maria da Exaltação Coutrim/ UFOP |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE O CONCEITO DE TEMPO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS Laís dos Santos Sampaio/ UESB/ FAPESB Nilma Margarida de Castro Crusoé/ UESB/ FAPESB |
|
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR Mariane Brito da Costa - UFF |
GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade |
|
Coordenadores |
|
Hiran Pinel - UFES Anderson Ferrari - UFJF |
Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação |
Título/Autor/Instituição |
|
POLÍTICA DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO MÉDIO PÚBLICO FEDERAL Priscila da Cunha Bastos - UFF/CP2 |
|
MATERNIDADE E CULTURA ESCRITA NO CONTEXTO QUILOMBOLA Paula Cristina Silva de Oliveira – UFMG/UFVJM Carmem Lúcia Eiterer - UFMG Shirley Aparecida Miranda - UFMG |
|
A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA NEGRA DE JUIZ DE FORA, MG. Waldeir Reis Pereira/ UFJF Julvan Moreira de Oliveira/ UFJF |
|
POR QUE É TÃO DIFÍCIL INCORPORAR UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM GÊNERO NAS ESCOLAS? Fabiana de Lima Leite/ UEMG |
|
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SANTO INÁCIO: DESAFIOS E CONQUISTAS Luciete Bastos / PUC-MG – UNEB-VI |
|
A HOMOFOBIA (RE)VELADA NO AMBIENTE ESCOLAR Helder Júnio de Souza – UFMG/FaE Adla Betsaida Martins Teixeira – UFMG/Fae |
|
REGULAMENTAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS PARADIGMAS ORIENTADORES Anderson Xavier de Souza - UFMG Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - UFMG |
|
DISPOSIÇÕES PARA LONGEVIDADE ESCOLAR E A TRAJETÓRIA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO FORD Márcia Basília de Araújo/ Fae-UFMG Santuza Amorim Silva/Fae -UEMG |
|
“QUE NEGÓCIO É ESSE? QUE BICHA É ESSE QUE VOCÊ MANDOU PRA MIM?” O CORPO COMO LUGAR DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA Monica dos Santos/ PPGE/UFRJ Manoella Senna/ PPGE/UFRJ Regina Pinto/ PPGE/UFRJ |
|
AS INEXISTENTES PARTES ÍNTIMAS E A CADEIRINHA DO FEIO: COMO PENSAM OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A SEXUALIDADE DE SEUS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS Luiz Otavio Ferreira da Luz/ UERJ |
|
A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO E A IMPLANTAÇÃO DA LEI 12.711/2012: RAZÕES DE RAÇA E CLASSE. Ahyas Siss/ PPGEduc/UFRRJ Ângela Ferreira Pace/ PPGEduc/UFRRJ Ricardo Dias Da Costa/ PPGEduc/UFRRJ |