11/07/2016 - Segunda-feira

13h-14h – Apresentação de Pôsteres

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NA TRILOGIA SOBRE O BRASIL DE MANOEL BOMFIM: ENTRE PERSPECTIVAS E CRÍTICAS PARA A AMÉRICA, A HISTÓRIA E A NAÇÃO.

Marcela Cockell Mallmann/ (UERJ / Niphei)

A recreação nos Parques Infantis de São Paulo: infância, lazer e urbanismo no início do século XX (1922-1947).

Alessandra Ramalho Santos/ PUC/SP

ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBRE COMO TEMA DE TRABALHOS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2015): REFLEXÕES PRELIMINARES

Neiva Caetano dos Santos/ FFCLRP/USP

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

OCUPAMOS A NOSSA ESCOLA, E AGORA? UM ENSAIO SOBRE A EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Monique Ayupe Bueno Lordêllo/UFF

Amanda Gonçalves da Silva/UFF

Fernanda Chaves, Isabel Silveira da Silva Leite/UFF

Mariana Pereira Domingues/UFF

SOCIABILIDADES SEGREGADAS: MODOS DE VIVER E RESISTIR – MANIFESTAÇÕES DE JOVENS RESIDENTES NO AGLOMERADO DA SERRA SOBRE O DIREITO À CIDADE

Vitória Régia Izaú/ FAE-UFMG

Rogério Cunha Campos/ FAE-UFMG

A FORMAÇAO DE EDUCADORES DO CAMPO: DOCENTES EM FOCO

Sthefani Loti Paiva Lima/UFV

Lourdes Helena da Silva/UFV

Josiane das Graças Carvalho/UFV

OS LIVROS DE OCORRÊNCIA E AS PROVIDÊNCIAS PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA.

Claudia Regonha Suster/ UNESP Rio Claro

Débora Cristina Fonseca/ UNESP Rio Claro

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A IDENTIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: PROPOSIÇÕES E INTENCIONALIDADES.

Raimunda Abou Gebran/UNOESTE

O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE UMA LICENCIADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: COMPREENSÕES A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Daniely Bárbara Bollis Rabelo/UFES

Geide Rosa Coelho/ UFES

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS APONTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR

Jessé Camatari Reis/PMS

Maria de Fátima Barbosa Abdalla/UNISANTOS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: INTERLOCUÇÃO E FORMAÇÃO NA ESCOLA

Susana Gakyia Caliatto/UNIVAS

Carla Helena Fernandes/UNIVAS

Sandra Maria da Silva Sales Oliveira/UNIVAS 

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PIBID: UMA PESQUISA COM PROFESSORES/SUPERVISORES DO PROGRAMA EM UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA

Jessica Cristina de Carvalho Martins/UFOP

A FORMAÇÃO CONTINUA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES

Eliana do Nascimento Libanio Maia/UFOP

Regina Magna Bonifácio de Araújo/UFOP

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PROCESSOS FORMATIVOS: A ARTE DE NARRAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Isabela Ventreschi Carrenho/ UNICID

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

BREVE TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O SINAES ESTÁ CONSOLIDADO?

Roberto Araújo da Silva - UNISANTOS

Maria Angélica Rodrigues Martins - UNISANTOS

ANÁLISE DA ÉTICA NA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS PARECERES CNE/CEB Nº 07/2010 E CNE/CP Nº 08/2012

Monique Maiques De Souza Alves Rezende - UFRJ

A GESTÃO MUNICIPAL PERANTE OS DESAFIOS DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): A PERCEPÇÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE ENSINO

Leandro Vioriano da Silva – UNOESTE

Maria Eliza Nogueira Oliveira – UNOESTE

O Projeto Alfa Tuning América Latina: a Unicamp entre a adesão e a ruptura

Jurany Leite Rueda – UFSCar

ENTURMAÇÕES DIFERENCIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS TURMAS DE PROJETO NO RIO DE JANEIRO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS.

Andréa Reis Vieira – SMERJ/ UNIRIO

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL NOS MUNICÍPIOS DE SERRA E VILA VELHA: OS PLANOS MUNICIPAIS EM DESTAQUE

Telmy Lopes de Oliveira - PPGE/UFES/CAPES

Vania Carvalho de Araújo - PPGE/UFES

CULTURAS DA INFÂNCIA E MUSEUS DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES.

Erika Milena de Souza – UFES/IESC/CAPES

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE E OS PROCESSOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES CONTRATADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Margaret Jann - PPGE/UFES                                                                                          

A DOCÊNCIA NA ÓTICA DAS NOVAS DCNS – APONTAMENTOS SOBRE OS SENTIDOS DO TRABALHO DO EDUCADOR

Bruna Oliveira dos Santos - UFF

O ENSINO DE ARTE NA EJA: RESSIGNIFICANDO A POTÊNCIA CRIATIVA

Márcia Gomes Ferreira – UERJ

A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES

Mayara Carvalho Martins- UFOP

Regina Magna Bonifácio de Araújo- UFOP

A EJA NA UNIVERSIDADE: APONTAMENTOS DE MEMÓRIAS SOBRE AS AÇÕES DA UFES NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990

Tatiana de Santana Vieira - UFES

PROEJA: ESTRATÉGIA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EJA

Aline Dantas – UERJ

O ENSINO DE ARTE NA EJA: RESSIGNIFICANDO A POTÊNCIA CRIATIVA

Márcia Gomes Ferreira – UERJ

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE OS PCNs E A BNCC PROPÕEM PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Marcelo de Castro – UFOP

“POSTA NO GRUPO!” AS PERSPECTIVAS DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NO WHATSAPP

Maisa de Freitas – UFOP

A VOZ DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Regina Aparecida Correa - UFOP

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A GEOGRAFIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS IES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Thais Angela Cavalheiro de Azevedo – FFCLRP/USP
Andrea Coelho Lastória – FFCLRP/USP

A ABORDAGEM DO CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO EM ARTIGOS PUBLICADOS NA BIBLIOTECA ELETRÔNICA SCIELO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Mariângela Machado de Castro – UFSCar

Emília Freitas de Lima – UFSCar

A POTÊNCIA, O FLUXO E O EXTRAORDINÁRIO SENTIDO DA PESQUISA COM OS COTIDIANOS ESCOLARES

Cristina Lens Bastos de Vargas - UFES

 

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

O ENSINO DE HISTÓRIA NO IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 1857 A 1889

Daniella Cristina Bosco – USP

O INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: LEGITIMAÇÃO POR RITUAIS DE COOPERAÇÃO

Fernanda dos Santos Nogueira – UFES/PPGE

Joaquim César Cunha dos Santos – UFES/PPGE

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARA O TRABALHO

Fábia Carvalho de Oliveira – FEUSP

Carla Biancha Angelucci – FEUSP

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

PARTICIPAÇÃO INFANTIL E O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS

Michele Guedes Bredel de Castro/ UFES

Gerda Margit Schutz Foerste/ UFES

IMAGENS DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA DA ÚLTIMA DÉCADA

Leonardo Rodrigues/ PPGE - CUML

Maria de Fatima da S. Costa Garcia de Mattos/ PPGE - CUML

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: UMA CONVERSA COM BERGSON E LARROSA           

Renata Morais Lima/ UERJ - FFP

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E FENOMENOLOGIA

Luciana Pasqualucci/ PUC-SP/PPGE Currículo

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL        

Andressa Gotierra/ PUC - Campinas

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

DIÁLOGO COM OUTRAS EPISTEMOLOGIAS NO PROCESSO FORMATIVO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  

Noeli Borek Granier/ UFRRJ - PPGEDUC

PROJETOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE RIBEIRÃO PRETO - SP                       

Danival Samuel da Silva/ FFCLRP/USP

Andrea Coelho Lastória/ FFCLRP/USP

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

A ESCOLA E AS DESIGUALDADES

Karla Aparecida dos Reis Mehanna Khamis/ UNISANTOS/ PM-Santos

DIREITOS FUNDAMENTAIS E ESCOLAS PÚBLICAS EM QUILOMBOS DE ELDORADO-SP

Mauro Soares Cordeiro/ FE-USP

ENSINO MÉDIO E JUVENTUDES: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

Thalita Matias Gonçalves/UFES

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A CIRCULAÇÃO DOS SABERES NOS ESPAÇOS RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

Ademir Barros dos Santos / UFSCar - Sorocaba

O PROGRAMA TRANSCIDADANIA E O ACESSO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

Paulo Ribeiro dos Santos Sobrinho – UFSCar

Anete Abramowicz - UFSCar

ÁFRICA, AFRO-BRASILEIROS NA BAIXADA FLUMINENSE E EDUCAÇÃO

Janine Gabrielle dos Santos – UFRRJ

Ahyas Siss – UFRRJ

 

13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis

 

14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

A ESCRITA GEOGRÁFICA NO IMPÉRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA ALAGOANA” DE THOMAZ ESPINDOLA

Edgleide De Oliveira Herculano/UERJ - PROPED

ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO: O PERÍODO DE INATIVIDADE DA INSTITUIÇÃO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX (1852-1871)

Jumara Seraphim Pedruzzi/UFOP
José Rubens Lima Jardilino/UFOP

O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: A CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO INEP/CBPE NOS ANOS DE 1950-1960

Fabrícia Lopes/ UNIRIO

Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade brasileira em José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu (1756-1835)

Dalvit Greiner De Paula/ UEMG

A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NA NICTHEROY OITOCENTISTA

Leonardo Dias da Fonseca/ UERJ/PROPED

OS PROCEDIMENTOS DE EXCLUSÃO NO DISCURSO EDUCATIVO DURANTE O PERÍODO DA REFORMA LIBERAL EM HONDURAS

Andres Eduardo Garcia/UERJ

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIROS PASSOS PARA ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CATEGORIA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Vanessa Amorim Dantas/UNINOVE
Carlos Bauer de Souza/UNINOVE

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

FORMAÇÃO POLÍTICA E JUVENTUDE SEGUNDO ORGANIZAÇÕES ESTUDANTIS EM UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Luís Antonio Groppo/  Unifal-MG

O “RE-VER", "RE-PENSAR" E "RE-DIZER” – UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO SUJEITO COGNOSCENTE

Luziâine Andrade Do Carmo - UFSJ

CONTRIBUIÇÕES DA CIDADE EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos/ IFES

VIGIAR E CONTROLAR

Reinaldo Pereira da Silva/ FAE/UFMG

MOVIMENTOS GREVISTAS DE 2013 E 2014 NO RIO DE JANEIRO: AGENCIAMENTOS, NARRATIVAS E IMAGENS

Joana Ribeiro dos Santos - UERJ

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

O ESPAÇO-TEMPO DO PLANEJAMENTO POR ÁREA DO CONHECIMENTO E SEU POTENCIAL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

Jaqueline Oliozi/UFES

Geide Rosa Coelho/UFES

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma possível tessitura entre a teoria e a prática

Monique Gewerc/ PUC-Rio

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUICÕES, ENTRAVES E RISCOS

Carla Patrícia Quintanilha Corrêa UFJF/ISEPAM

Maria da Assunção Calderano/ UFJF

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÕES, DISCURSOS E RESSIGNIFICAÇÕES

Fernanda de Araújo Frambach  UFRJ/FME

Ludmila Thomé de Andrade UFRJ

A AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL MINEIRA: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Adelino Francklin/UEMG

Gisela do Carmo Lourencetti/CUML

O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE

Elita Betania de Andrade Martins/ UFJF

DIÁLOGOS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE MEDIADA PELA ARTE SEQUENCIAL

Tatiany Vittorazzi Vasconcellos/IFES

TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM MUNICÍPIO PAULISTA

Marco Aurélio Alves/PUCC

Elvira Cristina Martins Tassoni /PUCC

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Rosangela Padilha Thomaz dos Santos/ UFRJ

CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS NO PEPG EM EHPS – PUC/SP: BALANÇO DE DISSERTAÇÕES E TESES 2000//2014

Paulo Jorge de Oliveira Carvalho/ PUC/SP

O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Silvia Cinelli Quaranta/ PMPG

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco/ UNISANTOS

UMA METODOLOGIA POSSÍVEL EM MUSEUS HISTÓRICOS: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Isla Andrade Pereira de Matos/ PUC-Campinas

Artur José Renda Vitorino/ PUC-Campinas

ANÁLISE DO DISCURSO DE PROFESSORES E EQUIPE GESTORA: INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Maria Cecília Luiz – UFSCar

Ariel Cristina Gatti Vergna – UFSCar/ CNPq

O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO MUSEU

Nilzilene Imaculada Lucindo/UFMG

O PLANEJAMENTO DE ENSINO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Milena dos Santos Queiróz Candido/UFES

Ana Carolina Galvão Marsiglia/UFES

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA GASTRONOMIA: NECESSIDADES E EXPECTATIVAS

Maria de Fátima Barbosa Abdalla/UNISANTOS

Maria de Fátima Duarte Gonçalves/ UNISANTOS

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

O CURRÍCULO E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA

 REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Isabela Bilecki da Cunha / USP

HOMESCHOOLING NO BRASIL: A DISCUSSÃO LEGISLATIVA E JUDICIAL

Fabiana Ferreira Pimentel Kloh/Uerj/RJ

Maria Celi Chaves Vasconcelos/Uerj/RJ

IDEIAS E RESISTÊNCIA DOCENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS

Maria Socorro G. Torquato/FACULDADE DE EDUCAÇÃO

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E SUAS LÓGICAS DE AÇÃO

Roberta Freire Bastos UFES/PPGE/CAPES

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Karla Aparecida dos Reis Mehanna Khamis- UNISANTOS

Maria Angélica Rodrigues Martins - UNISANTOS

ESCOLA VIVA: PERCURSO LEGAL E PERSPECTIVAS INICIAIS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Kleber Roldi – SEDU/GEPAC

Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi – SEDU/NIPEEA

Jocilene Gadioli de Oliveira – SEDU/AARHUS

PARA ALÉM DAS QUATRO HORAS E DOS MUROS DA ESCOLA

Valdeney Lima da Costa- UNIRIO

Alessandra Victor do Nascimento Rosa - PUC/RIO

Flávia Russo Silva Paiva – UNIRIO

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (EM) TEMPO INTEGRAL EM MINAS GERAIS: O QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS EVIDENCIAM

Camila Carvalho dos Santos - UFMG

Kassiane dos Santos Oliveira -UFMG

Agência Financiadora: CAPES - OBEDUC

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi - FBEF /UERJ

Sonia Regina Mendes dos Santos - FEBF/UERJ

O CUIDADO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DECRETO N. 6.286/2007

Rachel Pinheiro de Oliveira Souza Barbosa – UNESA

Helenice Maia Gonçalves – UNESA

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E SUAS LÓGICAS DE AÇÃO

Roberta Freire Bastos – UFES/PPGE/CAPES

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tainara Pereira Castro – UFES/PPGE

Ana Carolina Galvão Marsiglia- UFES/PPGE

BRINCAR SIMBÓLICO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alessuze Carneiro - CUML

Evani Andreatta Amaral Camargo - CUML

CULTURA DE PARES – O QUE ACONTECE ENTRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Lilian Aparecida de Souza Montalvão – FAE/ UFMG

Vanessa Ferraz Almeida Neves – FAE/UFMG

CRIANÇAS, PROFESSORES E ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Greice Duarte de Brito Silva – UFF 

Luciana Esmeralda Ostetto – UFF

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A GARANTIA DO DIREITO E OS SENTIDOS DA CIDADANIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Fabiana Nery de Lima Pessanha - UERJ/FFP

Mairce da Silva Araújo - UERJ/FFP

DIÁLOGOS COM OS FAMILIARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NA FILA DE VAGAS PARA MATRÍCULAS

Kallyne Kafuri Alves – Ufes

Valdete Côco – Ufes

AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Célia Verônica Marcarini – PMVV-PPGE/UFES

Vania Carvalho de Araújo – PPGE/UFES

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição                             

UM ESTUDO SOBRE CENTROS PÚBLICOS EXCLUSIVOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DE SÃO PAULO

Maria Clara Di Pierro - FEUSP

Angélica Kuhn - FEUSP

HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE ADULTOS NO BRASIL (DÉCADAS DE 1920 A 1950)

Maria Lúcia de Queiroz Guimarães Hernandes – IFSULDEMINAS/MUZ

O CURRÍCULO INTEGRADO NA PRÁXIS DO PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA NO ESPÍRITO SANTO

Maria Geovana Melim Ferreira - UFES

EDUCAÇÃO E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB ÁTICA DO TRABALHO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Cosme Leonardo Almeida Maciel – PPGEdu/UNIRIO

FORMAÇÃO DA JUVENTUDE E O CONCEITO “DESLIZANTE” DO ENSINO MÉDIO

David Budeus Franco – PUCSP

A FORMAÇÃO OFERECIDA PARA OS EDUCADORES DA EJA NOS CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DAS IFES DE MINAS GERAIS

Ana Helena Oliveira Queiroz - UFOP

A ATIVIDADE CIRCENSE COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO SOCIAL

Karin Gerlach Dietz – PUC-SP

Claudia Leme Ferreira Davis – Fundação Carlos Chagas/PUC-SP

REQUISITOS PARA INSERÇÃO NA DOCÊNCIA DA EPT: ANALISE DOS PROCESSOS SELETIVOS PARA CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DO SENAI

Tatiana Mercês - UFES

Marcelo Lima - UFES

Zilka Sulamita Teixeira de Aguiar Pacheco - UFES

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

ENTRE URDIDURAS E TRAMAS: TECENDO REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Fernanda de Araújo Frambach – UFRJ/FME

Ludmila Thomé de Andrade – UFRJ

QUADRINHOS DO UNIVERSO MACANUDO FORMANDO LEITORES CRÍTICOS

Ana Carolina Langoni – IFES

Priscila de Souza Chisté – IFES

A ALFABETIZAÇÃO NO PROGRAMA PROVINHA BRASIL

Ana Paula Rocha Endlich – UFES

AVALIAÇÃO NO PROJETO BLOCO ÚNICO: ENTRE O PRESCRITO E AS PRÁTICAS DOCENTES

Fabricia Pereira de Oliveira Dias – UFES

DOCUMENTOS OFICIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA

REGINA GODINHO DE ALCÂNTARA – Ufes/DLCE/CE/Gepalp

JOSELMA DE SOUZA MENDES RIZZO – PMV/Fesv/Gepalp

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

O OUTRO NO DISCURSO GOVERNAMENTAL SOBRE A INCLUSÃO: RETÓRICA DISCURSIVA OU MUDANÇA EFETIVA DOS/NOS CURRÍCULOS DA ESCOLA?

Terezinha Maria Schuchter - PPGE/UFES

Janete Magalhães Carvalho - PPGE/UFES

CURRÍCULO-RÉGUA E CURRICULO(S)DIFERENÇA: CARTOGRAFIA ENTRE REFRÃOS E DISSONÂNCIAS

Priscila dos Santos Moreira - UFES

Janete Magalhães Carvalho - UFES

INFÂNCIA NÃO É BRINCADEIRA: TENSÕES NA PRODUÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA ESCOLA

Rosalva de Cássia Rita Drummond – UERJ/ISERJ

GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA: UM MOVIMENTO POLÍTICO DE QUALIDADE-INDICADORES OU UM NOVO MODELO DE ESCOLA DE PROTAGONISMO JUVENIL?

Débora Barreiros - UERJ e UNESA

O CURRÍCULOEXPERIÊNCIAINVENÇÃO COMO VETOR-FORÇA PARA PENSAR A INFÂNCIA E A DOCÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR

Suzany Goulart Lourenço - PPGE/UFES

CURRÍCULOS, PESQUISAS E PRODUÇÕES COTIDIANAS

Rafael Marques Gonçalves – UERJ/ProPEd

Allan de Carvalho Rodrigues – UERJ/PPGEDU

MOVIMENTOS GREVISTAS DE 2013 E 2014 NO RIO DE JANEIRO: AGENCIAMENTOS, NARRATIVAS E IMAGENS

Joana Ribeiro dos Santos – UERJ

ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO CURRICULAR

Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt – UCP

A SAÚDE NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA: O CADERNO DO PROFESSOR

Paulo Roberto Pedroso Junior – PPGE/CUML

Rosilene Batista de Oliveira – PPGE/CUML

 

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

 

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Douglas Christian Ferrari de Melo – Ufes

A CONSTITUIÇÃO DAS SUBJETIVIDADES DO SER PROFESSOR SURDO NO ESPAÇO DA INCLUSÃO: NÃO BASTA SER SURDO PARA SER PROFESSOR

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado – UFES

Daniel Junqueira Carvalho - UFES

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Guida Mesquita – UFES

POR UMA FORMAÇÃO INCLUSIVA: A SUBJETIVIDADE DOCENTE NA SALA DE AULA

Nicoleta Mendes de Mattos – UNEB/FAPESB

AS CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Christiano Felix Dos Anjos/ UFES

Aline De Menezes Bregonci/ UFES

APRENDIZAGEM DO BRAILLE POR ADOLESCENTES E ADULTOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA

Fátima Aparecida Gonçalves Mendes – UNICAMP

Maria Inês Bacellar Monteiro – UNIMEP      

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MEDIADA PELAS OBRAS DE ARTE DO ACERVO DO IFES: FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Thiago Zanotti Pancieri - Ifes

Priscila de Souza Chisté Leite - Ifes

CINEMA E EDUCAÇÃO: IMPRESSÕES DO TEMPO

Damianne Aparecida de Sampaio - UFJF

QUEFAZER RESPONSÁVEL EM CULTURA POPULAR: ARTESANATO EM CONTEXTURA EDUCATIVA

Franciane Sousa Ladeira Aires - UFSJ

REDE, SEUS NÓS E VAZIOS: UMA (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DA ANÁLISE DA FANPAGE 'DIÁRIO DE CLASSE'

Raquel Silva Barros - UNIRIO

JUVENTUDE ANIMADA, QUESTÕES PARA REFLEXÃO

Érika Lourenço de Menezes - UNIRIO/PPGedu

ARTE: ALGUNS CONCEITOS E RELAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Jamila Guimarãe – PPGEdu /UNIRIO

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

DOCÊNCIA E DECÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE O AMBIENTE EDUCACIONAL COMO LABORATÓRIO CULTURAL

Elvis Rezende Messias/ UNIFAL

e João Gabriel Rodrigues e Figueiredo / UNIFAL     

Universidade Federal de Alfenas

OPRESSÃO, PRECARIEDADE, PEDAGOGIAS: PENSANDO PEDAGOGIAS EM TEMPO DE DIFERENÇAS

Silvio Ricardo Munari Machado/ UFSCar

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Auditório do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS DE DIFERENÇAS: ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO   

Marileny Aparecida Martins/ UFOP

Ana Cristina Ferreira/ UFOP

PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ACERCA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA DE 2000 A 2015

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon/ UFES 

José Carlos Thompson da Silva/ UFES

Vânia Maria Pereira dos Santos Wagner/ UFES

Matemática na Educação Infantil: uma Análise da Produção Acadêmica do Sudeste Brasileiro

Simone Damm Zogaib/ UFES

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner/ UFES

UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO NO CURRÍCULO DO BRASIL E DO CHILE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA                     

José Roberto de Campos Lima/ PUC-SP

Barbara Lutaif Bianchini/ PUC-SP

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

DA RELAÇÃO COM OS SABERES SOCIOLÓGICOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Ana Francisca Marques Nunes Rosa - UFRJ

UM ESTUDO DE ABORDAGEM ETNOGRÁFICA SOBRE A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O CONHECIMENTO ESCOLAR

Luís Paulo Cruz Borges/ UERJ

TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DE ESTUDANTES EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Charles Abrantes Coura/ PUC-SP

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CAMADAS POPULARES PARA CONCILIAR TRABALHO E ESTUDO

Lucinea de Souza Pereira/ UFOP

Rosa Maria da Exaltação Coutrim/ UFOP

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE O CONCEITO DE TEMPO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Laís dos Santos Sampaio/ UESB/ FAPESB

Nilma Margarida de Castro Crusoé/ UESB/ FAPESB

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR

Mariane Brito da Costa - UFF

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

POLÍTICA DE COTAS NO ACESSO AO ENSINO MÉDIO PÚBLICO FEDERAL

Priscila da Cunha Bastos - UFF/CP2

MATERNIDADE E CULTURA ESCRITA NO CONTEXTO QUILOMBOLA

Paula Cristina Silva de Oliveira – UFMG/UFVJM

Carmem Lúcia Eiterer - UFMG

Shirley Aparecida Miranda - UFMG

A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA NEGRA DE JUIZ DE FORA, MG.

Waldeir Reis Pereira/ UFJF

Julvan Moreira de Oliveira/ UFJF

POR QUE É TÃO DIFÍCIL INCORPORAR UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM GÊNERO NAS ESCOLAS?

Fabiana de Lima Leite/ UEMG

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SANTO INÁCIO: DESAFIOS E CONQUISTAS

Luciete Bastos / PUC-MG – UNEB-VI

A HOMOFOBIA (RE)VELADA NO AMBIENTE ESCOLAR

Helder Júnio de Souza – UFMG/FaE

Adla Betsaida Martins Teixeira – UFMG/Fae

REGULAMENTAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEUS PARADIGMAS ORIENTADORES

Anderson Xavier de Souza - UFMG

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte - UFMG

DISPOSIÇÕES PARA LONGEVIDADE ESCOLAR E A TRAJETÓRIA DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE BOLSAS DA FUNDAÇÃO FORD

Márcia Basília de Araújo/ Fae-UFMG

Santuza Amorim Silva/Fae -UEMG

“QUE NEGÓCIO É ESSE? QUE BICHA É ESSE QUE VOCÊ MANDOU PRA MIM?” O CORPO COMO LUGAR DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA

Monica dos Santos/ PPGE/UFRJ

Manoella Senna/ PPGE/UFRJ

Regina Pinto/ PPGE/UFRJ

AS INEXISTENTES PARTES ÍNTIMAS E A CADEIRINHA DO FEIO: COMO PENSAM OS PROFESSORES DE UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A SEXUALIDADE DE SEUS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA NOS/DOS/COM OS COTIDIANOS

Luiz Otavio Ferreira da Luz/ UERJ

A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO E A IMPLANTAÇÃO DA LEI 12.711/2012: RAZÕES DE RAÇA E CLASSE.

Ahyas Siss/ PPGEduc/UFRRJ

Ângela Ferreira Pace/ PPGEduc/UFRRJ

Ricardo Dias Da Costa/ PPGEduc/UFRRJ

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910