13/07/2016 - Quarta-feira

13h-14h – Apresentação de Pôsteres

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

INFÂNCIA E CIDADE: O PARQUE MOSCOSO COMO ESPAÇO POTENCIAL DE JOGO/BRINCADEIRA

Érica Renata Vilela de Morais/IFES

Dilza Coco/IFES

ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS E TEMPOS DOCENTES

Ana Maria Moreira Pontes Milli/ PUC Minas

SER PROFESSOR NA DITADURA MILITAR (1964-1985): HISTÓRIAS DE VIDA SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE EM UM CONTEXTO DE REPRESSÃO

Maria Fernanda Silva Barbosa/UFOP

O PROFESSOR INICIANTE DE LÍNGUA INGLESA

Maria Rosario Garcia Nieves/UNISANTOS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Desiré Luciane Dominschek/ UNICAMP

SOBRE COMO AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS TÊM SIDO NEGLIGENCIADAS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E NOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS

Janice dos Santos Jucá Costa Ferreira/UNIRIO

Lucia Pralon/ UNIRIO

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA GERENCIAL NO TRABALHO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Cinthia Cristiane da Silva Marujo – UFRRJ

O PESO DASAVALIAÇÕES EXTERNAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM UMA ESCOLA DA SME/RJ

CLAUDIA CLARO CHAVES DE ANDRADE  - UNIRIO

CICLOS E REPROVAÇÃO : UMA ALIANÇA ESTÁVEL E DE DIFÍCIL SUPERAÇÃO PARA OS DOCENTES

Andressa Farias Vidal - UNIRIO

ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES: EM MAIS DE UMA DÉCADA, O QUE MUDOU?

Amanda Gonçalves da Silva-UFF

Monique Ayupe Bueno Lordêllo- UFF

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Bruno Tovar Falciano - UNIRIO

ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO JOGO DE PAPÉIS EM CONTEXTO ESCOLAR

Fernanda Oliveira Brigatto – FCLAR/UNESP

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/ Autor/ Instituição

O DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM UM MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO

Flavya Herzog Adamkosky Botti   - Ufes

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: ASPECTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS

André Joaquim Gonçalves Xavier - UFF

Elionaldo Fernandes Julião - UFF

SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM CONTEXTO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

Milena Bittencourt Pereira Medeiros – UERJ

O PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS RUPTURAS E REFLEXÕES NECESSÁRIAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE SEUS ALUNOS

Roberta Avoglio Alves Oliveira – FEBF/ UERJ

POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EJA E A INFLUÊNCIA DE PARADIGMAS NA ORDEM DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Adriana Pereira da Silva_ PUC/SP

LONGEVIDADE ESCOLAR NAS CAMADAS POPULARES: O PAPEL DA ESCOLHA DA ESCOLA

Iris Bosco Tetzlaff - USP

Débora Cristina Piotto - USP

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

ENSINO DA LEITURA: APONTAMENTOS A PARTIR DE DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS

Cleonara Maria Schwartz – PPGE/UFES

Lara Oliveira Rosado – PPGE/UFES

Rômulo Teixeira Macedo - PPGE/UFES

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Lygia N. Almeida Vecina – UNICAMP

Alfabetização com texto: uma prática em construção

Katia Ferreira Moreira – SME/RJ

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

PRODUÇÃO CULTURAL A PARTIR DO USO DAS MÍDIAS PORTÁTEIS

Lhays Marinho da Conceição Ferreira – UERJ

O CURRÍCULOPULSANTE DOS/NOS ENTRELAÇAMENTOS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS/DOS COTIDIANOS ESCOLARES: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS COM A DIFERENÇA COMO PRÁTICA DE VIDA.

Fábio Luiz Alves de Amorim - UFES

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: UM NOVO OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DA SME/DC

Alexsandra Lima dos Santos - UERJ

                                                             

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Sala 05 do IC-IV-Centro de Educação

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: NA BUSCA PELO FORTALECIMENTO DOS LAÇOS HUMANOS

Marcio Bernardino Sirino/ UNIRIO

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE

Marcela Paquelet Fonseca/ PUC Rio

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

RACISMO E ANTIRRACISMO: DE QUE LADO CAMINHAM AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO

Lilian do Carmo de Oliveira Cunha - UFRRJ

UM NEAB NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O I CIRCUITO AFRO-BRASILEIRO DO COLÉGIO

Alessandra Pio/ UFRRJ - PPGEDUC/ GEPARREI – NEAB/CPII

REFLEXÕES PÓS-COLONIAIS E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUIDAS NO PARECER QUE REGULAMENTA A LEI 10639/03

Ana Cristina da Costa Gomes PPGEDU/UNIRIO

Luciana Ribeiro PPGEDU/UNIRIO

 

13h-14h – Mostra de Vídeos – Cine Metrópolis

 

14h-18h - Apresentação de trabalhos científicos (Comunicação oral nos GT)

GT 02 – História da Educação

Coordenadores

Regina Helena Silva Simões - UFES

Alessandra Schueler - UFF

Sala 22 do IC-IV-Centro de Educação

GÊNESE DO SINDICALISMO DOCENTE UNIVERSITÁRIO DA ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA E MÉXICO, E REFLEXÕES SOBRE A CONTRARREFORMA UNIVERSITÁRIA NEOLIBERAL.

Alessandra Frota Martinez de Schueler/UFF

A CRIAÇÃO DOS COLÉGIOS UNIVERSITÁRIOS E O CASO DO COLUNI/UFV(1965-1981): AJUSTES PARA A MANUTENÇÃO DO CAOS

Joana Darc Germano Hollerbach/UFV

CARTOGRAFIAS DE QUEM PRODUZ CARTOGRAFIAS: NARRATIVAS SOBRE CRIANÇAS, MAPAS E ESCOLAS

Daniel Luiz Poio Roberti/UFF

Jader Janer Moreira Lopes/UFF

A IMPRENSA COMO FONTE E OS IMPRESSOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO COMO SUPORTES DE DISPOSITIVOS DE ENSINO

Geciane Soares Do Nascimento/ UFES

A INSPEÇÃO DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA FLUMINENSE (1850-1889)

Vinicius Teixeira Santos/ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE CAMPOS

Maria Celi Chaves Vasconcelos/ UERJ - PROPED

40 ANOS DE TRAJETÓRIA DOS CENTROS DE ESTUDOS SUPLETIVOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESPAÇO DE FORMAÇÃO POSSÍVEL PARA EJA (1976-2016)

Rosa Maria Garcia Monaco Paiva/ UERJ - FFP

OS CASTIGOS ESCOLARES NO COLÉGIO PEDRO II: ENTRE REGRAS E MORALIZAÇÃO DE CONDUTAS

Tatyana Marques De Macedo Cardoso/ FFP- Faculdade Formação de Professores

CP II-COLÉGIO PEDRO II

 

GT 03 – Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Coordenadores

Reginaldo Célio Sobrinho - UFES

Mailsa Passos - UERJ

Sala 23 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

 

SINDICALISMO DOCENTE E SEU POTENCIAL FORMATIVO

Marluce Souza de Andrade / PUC-Rio

JOVENS E O FAZER TEATRAL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AOS SEUS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E AUTONOMIA

Dilson Rufino da Silva e  Elmir de Almeida/ FFCLRP-USP

O ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIA DE VIDA E ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA: PRINCÍPIOS CONCEITUAIS E DESAFIOS METODOLÓGICOS.

Renan Saldanha Godoi / UFF

FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO & PRODUÇÕES ACADÊMICAS NACIONAIS: O ESTADO DO CONHECIMENTO

Josiane das Graças Carvalho/ UFV

Lourdes Helena da Silva/ UFV

Sthefani Loti Paiva Lima/ UFV

EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DOCENTE: HISTÓRIAS DE PROFESSORAS QUE FAZEM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA

Simone Ribeiro/ CA João XXIII/UFJF

Dileno Dustan / PPGE/UFJF

 

GT 04/08 – Didática e Formação de Professores

Coordenadores

Silvana Ventorim - UFES

Guilherme Val Toledo - Unicamp

Sala 04 e 05 do IC-IV-Centro de Educação

A DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA EAD E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS

Cicinato Azevedo do Carmo/ CISA

Stella Cecília Duarte Segenreich/ UFRJ

Título/Autor/Instituição

CIBERATIVISMO EM EDUCAÇÃO NOS DOCUMENTOS DE CURSO DE PEDAGOGIA

Sonia Piaya Marinho Munhos/ UNISO

Maria Alzira de Almeida Pimenta/ UNISO

PROFESSORES FORMADORES DE UM CURSO DA PEDAGOGIA PARFOR: IMPLICAÇÕES RELACIONADAS À PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Patricia Lascani Yéred/ UNISANTOS

Patrícia Cristina Albieri de Almeida/ UNISANTOS

PRÁTICAS DE DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: LEVANTAMENTO DE INICIATIVAS EM CURSO

Jéssica Munhoz Araújo Braz/ USP

Adriana Bauer/ USP

EMBAIXADORES 3.0 E EDUCOPÉDIA – PLATAFORMAS DE AUTOFORMAÇÃO OU APENAS UM ENSAIO TECNOLÓGICO NA SME-RJ?

Leonardo Lima Sampaio/ UNIRIO

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Vanessa Santana dos Santos/ UNIFESP

NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A DISTÂNCIA

Alexandro Farias de Carvalho/UNISANTOS

Irene Jeanete Lemos Gilberto/UNISANTOS

PIBID COMO OBJETO OU CONTEXTO DE PESQUISA?

Magali Aparecida Silvestre/ UNIFESP

Maria Liduína Facundo Severo/ Escola Estadual Cidade Serodio

PROFESSORES REFERENCIAS: ÊTHOS DOCENTE DE FORMADORES EM QUESTÃO

Jules Marcel / PPGE/UFRJ

O PARFOR PRESENCIAL: A EXPERIÊNCIA DA UFRRJ NA VISÃO DOS PROFESSORES CURSISTAS

Edvaldo de Souza Pereira/ PCNI/UFRRJ

O PNAIC E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS

Adriana Maria da Conceição Lamêda/ UFSJ

INVESTIGANDO PERSPECTIVAS DE AUTORIA NA PRODUÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS POR CRIANÇAS NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Daniel de Oliveira/ FFP/ UERJ

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, MULTICULTURALISMO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ARTICULANDO IGUALDADE E DIFERENÇA

Diego Corrêa Lima de Aguiar Dias/ PUC-Rio

APRENDIZAGEM SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID: UM OLHAR PARA A RELAÇÃO PROFESSOR-SUPERVISOR & LICENCIANDO BOLSISTA

Talita da Silva Campelo/ UFRJ

Giseli Barreto da Cruz/ UFRJ

PAULO FREIRE E LEV VIGOTSKI: DIÁLOGO EM TORNO DE ALGUNS CONCEITOS

Thays Alexandre Salles/ UNIFAL

Vanessa Cristina Girotto/ UNIFAL

LINGUAGENS E DISCURSOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ANÁLISE DOS GÊNEROS DO DISCURSO PRESENTES EM UMA AULA DE BIOLOGIA

Patricia Silveira da Silva Trazzi/ UFES

Elizabeth Detone Faustini Brasil/ UFES

ELEMENTOS DE ESCOLHA, FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL EM PROFESSORES INICIANTES

Rômulo Loureiro Casciano/ PUC-Rio

 

GT 05/11/13 – Estado e Política Educacional (Educação Básica e Superior)

Coordenadores

Eliza Bartolozzi - UFES

Maria Angélica Rodrigues Martins - Unisantos

Sala 06 e 07 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

AVALIAÇÃO E CURRÍCULO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR (PAAE) EM MINAS GERAIS

Alex de Oliveira Fernandes – UFMG

Suzana dos Santos Gomes – UFMG

REAÇÕES DOCENTES FRENTE AOS IMPACTOS DA REFORMA GERENCIAL DO ESTADO NA GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR

Gabriel Guimarães Melgaço da Silva – GTPS/PPGEduc/UFRRJ

José dos Santos Souza – GTPS/PPGEduc/UFRRJ

AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COM ISSO?

Saraa César Mól – UNIRIO

AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA E EXTERNA: A MERCANTILIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM NOVAS REFERÊNCIAS DE SOCIABILIDADE PARA A ESCOLA PÚBLICA?

 Elaine Constant Pereira de Souza – UFRJ

O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO E DIVISÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sue Elen Lievore – Nepe/Ufes

CONDIÇÕES DE VIDA E ACESSO AO CONHECIMENTO: PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares – CRIARTE/UFES

EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS PREFEITURAS DA BAIXADA SANTISTA: POLÍTICAS E PROGRAMAS

Patrícia Regiane da Silva Furlaneto – UNISANTOS/CAPES

INDAGAÇÕES SOBRE A COMPRA DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Jordanna Castelo Branco-UFRJ

Lucienne Leão-UFRJ

Patrícia Corsino-UFRJ

AS PERCEPÇÕES DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SOBRE O SIMADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: O CASO DAS ESCOLAS DE ANOS INICIAIS DE JUIZ DE FORA (MG)

Carla da Conceição de Lima – PUC/RIO

Adriana da Silva Lisboa Tomaz – PUC/RIO

Gasto e custo docente na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo: a questão dos temporários

João Batista Silva dos Santos - UNIFESP

DIREITO À EDUCAÇÃO: REFLEXÃO CRÍTICA PARA UMA ESCOLA PÚBLICA QUE SE PROPÕE JUSTA

 Adriana Watanabe – PUCSP

 

GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos

Coordenadores

Ana Carolina Galvão Marsiglia - UFES

Isabel de Oliveira e Silva - UFMG

Sala 24 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

O ESPAÇO FÍSICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Valquiria Pinheiro Silva – UESC

Emília Peixoto Vieira - UESC

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE INFÂNCIA E RAÇA NA DÉCADA 2003-2013

Erika Jennifer Honorio Pereira – UERJ

Vera Maria Ramos de Vasconcellos - UERJ

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA

Maria Nilceia de Andrade Vieira - UFES

Valdete Côco - UFES

PORQUE UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO: REFLEXÕES SOBRE ACERVO E SUA ORGANIZAÇÃO NA CRECHE

Nazareth Salutto – Puc/Rio

ESPAÇOS, PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS

Liana Garcia Castro – PUC/Rio

A EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: A PROPOSTA DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (EDI)

Marina Castro e Souza - PUC/Rio

 

GT 09/06/18 – Trabalho e Educação, Educação Popular e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Coordenadores

Erineusa Maria da Silva - UFES

Aparecida Neri de Souza - Unicamp

Sala 08 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

SUJEITOS DA EJA E PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: CONTEXTOS E EXPERIÊNCIAS

Catia Maria Souza de Vasconcelos ViannaProPEd/UERJ

TRABALHO, EDUCAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA FEDERAL MAIS EDUCAÇÃO

Nívea Silva Vieira – UERJ

ESCOLA E VULNERABILIDADE SOCIAL: APROXIMAÇÕES E TENSÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Patrícia Pontes Bezerra Teixeira - UNIRIO

Áurea Cristina Ramos de Novaes - UNIRIO

Valdeney Lima da Costa - UNIRIO 

O PROTAGONISMO DA DISCIPLINA TRABALHO-EDUCAÇÃO FRENTE ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA

Ana Paula Santos Guimarães – UFRJ

CURRÍCULO INTEGRADO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NO PROEJA

Edna Graça Scopel - Ifes/Ufes

Edna Castro de Oliveira - Ufes

Maria José de Resende Ferreira - Ifes/Ufes

REFORMA GERENCIAL DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA NO BRASIL: CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA LITERATURA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Rodrigo Coutinho Andrade - GTPS/PPGEduc/UFRRJ

José dos Santos Souza - GTPS/PPGEduc/UFRRJ

A EJA NAS PARÓQUIAS DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS IDEÁRIOS E OBJETIVOS DE UMA PROPOSTA DOS ANOS DE 1970

Sonia Maria Vieira da Silva - UNIRIO

A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR E A INTENSIFICAÇÃO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO DOCENTE

Rodrigo Lamosa – UFRRJ

Fabrício Fonseca – UFRRJ

Carlos Mauricio Lapa-- UFRRJ

 

GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita

Coordenadores

Maria Amélia Dalvi Salgueiro - UFES

Carmen Sanches Sampaio - UNIRIO

Sala 26 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

APROPRIAÇÕES DE CONCEPÇÕES DE LEITURA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Celina Loose – UFES

PRÓ-LETRAMENTO: CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Janaína Silva Costa Antunes – CEI Criarte/Ufes

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MODOS DE TRABALHO COM TEXTOS E POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA

Larissa Elizabeth de Barros Brito - PUC-Campinas

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha - PUC-Campinas

PROVINHA BRASIL: DISCURSO VERTICAL DE UMA POLÍTICA AVALIATIVA DE ALFABETIZAÇÃO

Rosalina Tellis Gonçalves

 

GT 12 – Currículo

Coordenadores

Geide Coelho - UFES

Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ

Sala 32 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

O PAPEL DO MUSEU DA CIDADE E DE AÇÕES EDUCATIVAS DOS PROFESSORES NA CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA

Lucinei Pereira da Silva - UEMG

Lana Mara de Castro Siman - UEMG

SOBRE TESSITURAS CURRICULARES E IMAGENSNARRATIVAS DOS JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA

Danielle Piontkovsky - Ufes

SOBRE OS PROCESSOS DE TESSITURA DOS CURRÍCULOS NO ENSINO MÉDIO: AS MARCAS DAS NEGOCIAÇÕES, DAS EXPERIÊNCIAS E DOS HIBRIDISMOS VIVIDOS NOS COTIDIANOS

Adriana Pionttkovsky Barcellos - Ufes

CURRÍCULO, CICLOS E AVALIAÇÃO ESCOLAR - A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E AVALIATIVAS DA ESCOLA

Andressa Farias Vidal - UNIRIO

AUTORIA DE LIVROS DIDÁTICOS: DEMANDAS, SABERES E MARCAS DE NEGOCIAÇÕES

Adriana Ralejo - UFRJ

SENTIDOS DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO PARA A PESQUISA EM CURRÍCULO DE PEDAGOGIA

Maria da Conceição Maggioni Poppe - UFRJ

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - UFRJ

O CONHECIMENTO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE BELO HORIZONTE: TEMA AUSENTE

Márden de Pádua Ribeiro - PUCMG

Teodoro Adriano Costa Zanardi – PUCMG

A DECOLONIALIDADE CRÍTICA E O CURRÍCULO

Teodoro Adriano Costa Zanardi - PUC Minas

Cleidiane Lemes de Oliveira - PUC Minas

Márden de Pádua Ribeiro - PUC Minas

CURRÍCULO DOS BLOGS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RELAÇÕES DE PODER ENVOLVIDAS NAS DIFERENTES ORGANIZAÇÕES CURRICULARES DIVULGADAS

Gabriela Silveira Meireles - UFMG

 

GT 15 – Educação Especial

Coordenadores

Sonia Lopes Victor - UFES

Heloísa Andréia de Matos Lins - Unicamp

Sala 09 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

A CRIANÇA SURDA: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO BILÍNGUE EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VITÓRIA/ES

Keila Cardoso Teixeira – UFES/PPGE

DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: tecendo fios no fluxo da história

Isabel Matos Nunes – UFES

ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS PRESENTES NAS DELIBERAÇÕES DAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE 2006, 2008 E 2012

Lourdes do Nascimento Duarte - UFSCAR

Joyce Fernanda Guilanda de Amorim - UFSCAR

DESENCONTROS ENTRE O COTIDIANO ESCOLAR E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: O TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS E O PROFESSOR BILÍNGUE E SEUS DIFERENTES PAPÉIS

Andréa Hees Drumond – UFES

POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES

Angela do Nascimento Paranha de Oliveira-UFES

 

GT 16/24 – Educação, Arte e Comunicação

Coordenadores

Moema Rebouças - UFES

Aldo Victorio - UERJ

Sala 28 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CONVERSAS EM TORNO DO FEMININO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DA GRAFITEIRA KIKA CARVALHO

Érika Sabino de Macêdo/ UFES

Gerda M. Schutz-Foerste/ UFES

O ENSINO DE LITERATURA: POSSÍVEL HUMANIZAÇÃO DO INDIVÍDUO NO CONTEXTO IDEOLÓGICO DA ATUAL SOCIEDADE CAPITALISTA

Larissa Quachio Costa/ UNESP

MODOS DE ENDEREÇAMENTO E LETRAMENTO DIGITAL NAS FAN FICTIONS

Lucio Luiz/ Unesa

OPINIÃO PÚBLICA NA PUBLICIDADE PÓS-MASSIVA: UM ESTUDO DO VIDEOCASE "BADASS" À LUZ DA SEMIÓTICA SINCRÉTICA

Emerson Campos Gonçalves/ UFES

O DISCURSO DO ESPAÇO ESCOLAR RETERRITORIALIZADO PELAS EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS DAS CRIANÇAS NAS INTERAÇÕES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS

Jhonathas Andrade do Nascimento/ UFES

Larissa Fabricio Zanin/ UFES

 

GT 17 –Filosofia da Educação

Coordenadores

Robson Loureiro - UFES

Samuel Mendonça - PUC - Campinas

Sala 27 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

A ESCRITURA DO INFANTIL E A EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA

Marcelo Serute - PPGE - UFES

PENSAMENTO MOVIMENTO NA ESCOLA: ESPAÇO E TEMPO POR VIR.

Ivan Rubens Dário Junior - UNESP - CAMPUS RIO CLARO

Luciana Ferreira da Silva e Romualdo Dias - UNESP - CAMPUS RIO CLARO

 

GT 19/22 - Educação em Matemática e Educação Ambiental

Coordenadores

Martha Tristão - UFES

Maria Inês Petrucci - Unicamp

Auditório do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

POR UMA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

Bruna Neitzel Sepulcri/ UFES

Rosinei Ronconi Vieiras/ UFES

NARRATIVAS E PROCESSOS CULTURAIS DE UMA COMUNIDADE: RELAÇÕES COM A SUSTENTABILIDADE        

Fernanda Freitas Rezende/ UFES

O ESTUDO DO ERRO: POR UMA VISÃO QUE O INCORPORE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Valdirene da Silva de Sousa/ PUC-SP

Bárbara Lutaif Bianchini/ PUC-SP

 

GT 20/14 - Psicologia da Educação e Sociologia da Educação

Coordenadores

Ivone Martins de Oliveira - UFES

Ana Laura Godinho Lima - USP

Sala 25 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: DISPUTAS, TENSÕES E POSSIBILIDADES DE UM CAMPO.

Maria Vitória Campos Mamede Maia/ PPGE-UFRJ

Camila Nagem Marques Vieira/ Colégio Pedro II / UFRJ

O JOGO: ESPAÇO LÚDICO PRIVILEGIADO DE DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS MENTAIS

Maria Apparecida C. Mamede Neves/ PUC-RJ

Maria Vitoria C.M. Maia/ UFRJ-PPGE

A FORMAÇÃO DAS FUNÇÕES PSIQUICAS E O FENÔMENO SOCIAL ‘TDAH’: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Evelyn de Paula Souza/ FCT/ UNESP

Rosiane de Fatima Ponce/ FCT/ UNESP

Giuglianna Apparecida Souza de Oliveira/ FCT/ UNESP

MOBILIDADE INTERNACIONAL DISCENTE: UMA ANÁLISE DOS PERFIS, MOTIVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFMG

Eber Feliciano de Oliveira/ UFMG

DO FRACASSO ESCOLAR SOB UMA ÓTICA BOURDIEUSIANA E OS PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO

Marina Meira de Oliveira – PUC-RIO

QUEIXAS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Karina Cordeiro de Brito– FCT UNESP

Rosiane de Fatima Ponce – FCT UNESP

Evelyn de Paula Souza– FCT UNESP

 

GT 21/23 – Educação, Relações Étnico-Raciais, Gênero, Sexualidade

Coordenadores

Hiran Pinel - UFES

Anderson Ferrari - UFJF

Sala 10 e 11 do IC-IV-Centro de Educação

Título/Autor/Instituição

O DISPOSITIVO DA BRANCURA E AS REINSCRIÇÕES NOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Claudia Miranda - UNIRIO

ENTRE AS CARTAS DE MULHERES DO CÁRCERE: NARRATIVAS DO SUJEITO FEMININO E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Elaine Barbosa – UNIRIO

SEXUALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL NOS PCN

Rachel L. Pulcino de Abreu/PUC-Rio

DIÁLOGOS SOBRE HOMOFOBIA COM JOVENS DE ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA COM ENTREVISTAS

Raquel Alexandre Pinho dos Santos/ PUC-Rio

TURISMO, MERCADO DE TRABALHO E AÇÃO AFIRMATIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Ricardo Dias da Costa/ UFRRJ

INTELECTUAIS PERIFÉRICAS: A ESCRITA DE MULHERES NEGRAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS FEMINISTAS E DECOLONIAIS

Rejane Costa da Silva/ UNIRIO

IMPACTOS DA LEI FEDERAL DE COTAS: CONSTATAÇÕES PRELIMINARES

Marcelo Siqueira de Jesus/ UFVJM

ORIGEM POLÍTICA E LIMITES NA IMPLANTAÇÃO DAS COTAS NA UERJ, UNEB E UNB

Marcelo Siqueira de Jesus/ UFVJM

PNBE, INFÂNCIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NEGRA ATRAVÉS/COM (A) LITERATURA INFANTIL

Renato Nogueira dos Santos Junior/ UFRRJ

BUROCRATIZAÇÃO E CULTURALISMO: OS OBSTÁCULOS SOCIAIS A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NO ESPAÇO ESCOLAR.

Sidnei Clemente Peres/ UFF

Gessiane Ambrosio Nazario/ UFRJ

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910